terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ESTUDOS CIENTÍFICOS COMPROVAM

Não há dúvidas de que o exercício físico praticado de forma adequada e orientada pode trazer inúmeros benefícios à saúde da maior parte das pessoas!
Partindo desse princípio, foram realizados alguns estudos no Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), para verificar esses benefícios da atividade física em portadores do HIV. oferecido um projeto de extensão com programa de exercícios físicos orientados exclusivamente para esse grupo. O projeto existe desde 2004, tendo sido uma iniciativa conjunta dos alunos de graduação, na época Juliana Pereira Borges e Rodrigo Delgado Gomes, ambos do curso de Educação Física, e dos professores Paulo de Tarso Veras Farinatti e Dirce Bonfim de Lima.

Catorze indivíduos soropositivos, em diversos estágios da infecção, foram submetidos a sessões de exercícios físicos, como o treinamento da força, por três vezes semanais com uma hora e meia de duração durante 12 semanas.

Ao final desse período, foram constatados nesse grupo, dentre outros benefícios, o aumento significativo na circunferência da coxa, ou seja, no tamanho da coxa, e a melhora da função muscular geral.
Para os portadores do vírus, principalmente na presença da AIDS, esse benefício é de grande importância, já que um dos principais efeitos do HIV é causar uma considerável diminuição da massa corporal total, principalmente massa muscular, nessa região e em outras, como glúteos e pernas. Essa perda de massa muscular pode acarretar uma diminuição da força muscular, o que, de maneira geral, contribui para diminuir a capacidade física plena do indivíduo, como a de se locomover, por exemplo.

Dessa forma, fica comprovado cientificamente que o exercício físico pode ser um importante aliado no tratamento do HIV/AIDS e pode trazer diversos benefícios para esse grupo sem causar prejuízos à sua saúde, principalmente quando a prática de exercícios é prescrita e orientada por um profissional capacitado da área.



Fonte: Cartilha tudo em cima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade do Ciclo Positivo

Faça parte de nossa comunidade no G+ clique aqui e se afilie.