terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Positivos - depoimentos



Há mais de du­as déca­das con­vi­ven­do com o vírus HIV, o ca­be­lei­rei­ro Wan­der­ley en­fren­tou re­jeição e mui­tos con­tra­tem­pos quan­do des­co­briu a do­ença, mas uma força mai­or ali­men­ta­da por seu pa­trão e prin­ci­pal­men­te pe­la de­ter­mi­nação que ele pas­sou a ter mu­dou o ru­mo de uma história que pa­re­cia não ter fi­nal fe­liz


Era uma tar­de co­mum, 21 anos atrás, du­ran­te o dia de tra­ba­lho em um salão da Asa Nor­te, quan­do o ca­be­lei­rei­ro ca­ri­o­ca Wan­der­ley Es­trel­la, 47, sen­tiu as do­res que eram o anúncio de uma mu­dança ra­di­cal em sua vi­da. A ca­da mi­nu­to, as pon­ta­das na bar­ri­ga fi­ca­vam mais for­tes, o su­or es­cor­reu frio e o en­joo veio lo­go em se­gui­da. Uma se­ma­na de­pois, a fi­si­o­no­mia de Wan­der­ley ha­via se trans­for­ma­do. O ho­mem al­to, atra­en­te e saudável pa­re­cia ter de­sa­pa­re­ci­do.

Ti­nha per­di­do 20kg.

O tor­men­to não aca­ba­va. Um co­le­ga de tra­ba­lho acon­se­lhou-o a fa­zer o tes­te de HIV. “Aque­les sin­to­mas não eram nor­mais. Fui ao la­bo­ratório com a cer­te­za de que da­ria po­si­ti­vo”, lem­brou Wan­der­ley. A in­tuição es­ta­va cor­re­ta. Ao re­ce­ber o re­sul­ta­do, ele sen­tiu co­mo se o chão ti­ves­se de­sa­pa­re­ci­do de­bai­xo de seus pés. A vi­da se mos­trou po­de­ro­sa, ines­pe­ra­da, do­na de si. Um mo­men­to que acon­te­ceu em al­gum dia dos 10 anos an­te­ri­o­res à des­co­ber­ta do “po­si­ti­vo” dei­xou mar­cas eter­nas em Wan­der­ley. “Eu fui con­ta­mi­na­do en­tre os anos 1978 e 1980. Eu era jo­vem, na noi­te do Rio de Ja­nei­ro. Na­que­la épo­ca, o se­xo era li­vre. Nem se fa­la­va em CA­MI­SI­NHA. Foi na mes­ma épo­ca do Ca­zu­za”, lem­brou.

À épo­ca do di­agnósti­co, Wan­der­ley já es­ta­va em Brasília, lu­gar pa­ra on­de se mu­dou em 1984.

Veio pa­ra pas­sar três di­as e aca­bou fi­xan­do re­sidência.

Apai­xo­nou-se pe­la ci­da­de-par­que. Tu­do era gla­mour an­tes do tal “po­si­ti­vo.” Acos­tu­ma­do a cui­dar das ca­beças mais exi­gen­tes de Brasília e a fre­quen­tar lo­cais de clas­se A, ele se viu di­an­te de um mons­tro: o pre­con­cei­to. Achou que ia per­der o em­pre­go, que a vi­da aca­ba­ria ali. “Na­que­le tem­po, quan­do você re­ce­bia um re­sul­ta­do po­si­ti­vo, era o mes­mo que com­prar um caixão”, dis­se. Mas o che­fe foi sen­sa­to, apoi­ou o fun­ci­onário de­di­ca­do. “Ele me dis­se: ‘Ago­ra você só tem uma opção, e é con­ti­nu­ar a vi­da, to­mar o co­que­tel e tra­ba­lhar'”.

Aban­do­no

Os ami­gos, porém, de­sa­pa­re­ce­ram.

Não que­ri­am aper­tar a mão de Wan­der­ley, beijá-lo, di­vi­dir um co­po.

Com­par­ti­lhar o mes­mo ta­lher ou ba­nhei­ro? Nem pen­sar. A ig­norância so­bre as for­mas de contágio do vírus afas­ta­ram até as pes­so­as mais próxi­mas.

“Pa­re­cia que um bu­ra­co enor­me ti­nha si­do aber­to ao meu re­dor. A re­jeição não pre­ci­sa ser ex­pres­sa em pa­la­vras, a gen­te sen­te no olhar das pes­so­as.” O ca­be­lei­rei­ro, acos­tu­ma­do a ser que­ri­do, não re­sis­tiu a tan­ta hos­ti­li­da­de.

En­tre­gou-se ao al­co­o­lis­mo.

Ven­deu car­ro e ca­sa con­quis­ta­dos com mui­to es­forço pa­ra mer­gu­lhar na be­bi­da. “Era mi­nha úni­ca fu­ga.” Wan­der­ley apren­deu, ain­da me­ni­no, a se vi­rar e a su­pe­rar de­sa­fo­ros. Saiu de ca­sa pré-ado­les­cen­te.

Não se sen­tia acei­to, não per­ten­cia à própria família.

En­fren­tou o pri­mei­ro pre­con­cei­to, aque­le con­tra ho­mos­se­xu­ais. “A mi­nha ori­en­tação se­xu­al era con­si­de­ra­da uma do­ença en­tre os meus fa­mi­li­a­res.

Saí so­zi­nho no mun­do e fui tra­ba­lhar em um salão de eli­te do Rio de Ja­nei­ro. Ra­pi­di­nho eu es­ta­va apa­re­cen­do nos jor­nais ca­ri­o­cas e co­meçou a apa­re­cer pa­ren­te que­ren­do me ver. Mas era tar­de.” Com as di­fi­cul­da­des, Wan­der­ley apren­deu a re­nas­cer.

Força

De­pois da cri­se, não de­mo­rou mui­to e ele se re­er­gueu, pa­rou de be­ber. “En­con­trei força em Deus. Ele me fa­zia pen­sar: se eu pos­so vi­ver uma vi­da nor­mal, por­que vou de­sis­tir? Te­nho to­do di­rei­to de ser fe­liz”, lem­brou. Quan­do de­ci­diu vol­tar a tra­ba­lhar, em 2002, Wan­der­ley en­con­trou es­paço no Salão Hélio Dif­fu­si­on, um dos mais ba­da­la­dos de Brasília. Não es­con­deu de nin­guém que era por­ta­dor de HIV. De­ci­diu que o pre­con­cei­to não iria vencê-lo ou aba­far sua au­to­es­ti­ma.

Pa­ra com­por um no­vo Wan­der­ley, ele ado­tou um vi­su­al pe­cu­li­ar. Está sem­pre de ca­va­nha­que e lenço na ca­beça. O acessório é mul­ti­fun­ci­o­nal, es­con­de a calvície e dá um char­me ao mes­mo tem­po. “Es­co­lhi le­var a vi­da de ca­beça er­gui­da.” A re­lação com as cli­en­tes nun­ca foi pre­ju­di­ca­da pe­la do­ença. Ele aten­de mais de 45 ho­mens e mu­lhe­res por dia em bus­ca do cor­te ou tin­tu­ra per­fei­ta pa­ra os ca­be­los.

“As cli­en­tes me per­gun­tam se eu já to­mei o co­que­tel, se está na ho­ra do remédio”, con­ta. Com os avanços da me­di­ci­na, Wan­der­ley, que an­tes to­ma­va 23 remédi­os por dia e so­fria com os efei­tos co­la­te­rais, co­meçou a in­ge­rir no­ve com­pri­mi­dos di­a­ri­amHá dois anos, seus exa­mes re­sul­tam em car­ga vi­ral in­de­tectível. “Eu cha­mo o mo­men­to de to­mar o remédio de dar ração aos meus bi­chi­nhos. De­pois é ho­ra da ração da bi­cho­na aqui. Bom hu­mor é es­sen­ci­al”, dis­se, em meio a gar­ga­lha­das. Mas is­so não bas­ta­va. O ca­be­lei­rei­ro que­ria aler­tar a to­dos so­bre os ris­cos do se­xo sem se­gu­rança. Quem ele aten­de no salão e re­ce­be até PRE­SER­VA­TI­VOS de pre­sen­te. “Tem al­gu­mas pes­so­as que fa­lam: ‘Eu não pre­ci­so dis­so’. E eu di­go: ‘OK. Então você vai se dar mal co­mo eu me dei’. E elas mu­dam de ideia”, dis­se.

Lu­ta

Em 2007, Wan­der­ley pre­ci­sou ser in­ter­na­do.

“Fi­quei cin­co me­ses na Fra­ter­ni­da­de As­sis­ten­ci­al Lu­cas Evan­ge­lis­ta (Fa­le). A mai­or uni­ver­si­da­de da mi­nha vi­da foi ou­vir as ou­tras pes­so­as que es­ta­vam in­ter­na­das lá, co­nhe­ci vári­as re­a­li­da­des. Le­van­tei de lá dis­pos­to a pe­dir meu em­pre­go de vol­ta”, re­la­tou. O pa­trão re­ce­beu Wan­der­ley de braços aber­tos e ain­da ofe­re­ceu a ele um can­ti­nho pa­ra mo­rar. “Eu só ti­nha uma sa­co­la de rou­pa, quan­do vol­tei.” Na­que­le mo­men­to, Wan­der­ley sen­tiu que po­dia con­tar com a vi­da ou­tra vez. Fi­cou agra­de­ci­do. To­do mês, ele e ou­tros co­le­gas de tra­ba­lho vão à Fa­le pa­ra ofe­re­cer cui­da­dos de be­le­za aos pa­ci­en­tes. No próxi­mo do­min­go, o ex-pa­ci­en­te es­tará lá.

O ati­vis­mo de Wan­der­ley é con­ta­gi­an­te. O do­no do salão on­de ele atua já fa­zia tra­ba­lhos so­ci­ais an­tes de co­nhecê-lo, mas de­pois de ver de per­to a ro­ti­na de um por­ta­dor de HIV se en­ga­jou ain­da mais na lu­ta con­tra a do­ença e apoia pro­je­tos li­ga­dos ao te­ma. Além da dis­tri­buição de ca­mi­si­nhas no salão, há até cartões-pos­tais com o te­ma an­ti-HIV. Os pro­fis­si­o­nais do Hélio também par­ti­ci­pam de ini­ci­a­ti­vas da or­ga­ni­zação Ca­be­lei­rei­ros con­tra AIDS, um pro­je­to da Or­ga­ni­zação das Nações Uni­das pa­ra a Edu­cação, a Cul­tu­ra e a Ciência (Unes­co).

Ho­je, três anos de­pois, Wan­der­ley con­se­guiu se rein­ven­tar.

“Um por­ta­dor de HIV só pre­ci­sa de qua­tro coi­sas pa­ra vi­ver bem: to­mar a me­di­cação sem­pre na ho­ra cer­ta, se ali­men­tar bem, se­xo se­gu­ro e não usar nun­ca pa­la­vras ne­ga­ti­vas”, afir­mou.

Wan­der­ley, em bre­ve, vai re­a­li­zar um dos seus so­nhos: está aca­ban­do de cons­truir uma “mansão”, co­mo ele mes­mo diz. Cheia de pássa­ros e ver­de. “A gen­te é co­mo uma nas­cen­te de água pu­ra. Tem um cur­so a se­guir. Quan­do sur­ge al­gum obstácu­lo, co­mo as ro­chas, por ex­em­plo, a nas­cen­te faz uma ca­cho­ei­ra. O ser hu­ma­no também po­de ser as­sim e se su­pe­rar sem­pre”, en­si­na.

Wan­der­ley não se can­sa de co­me­mo­rar o fa­to de es­tar no mun­do. “Quan­do eu com­ple­tar 50 anos, que­ro fa­zer uma me­ga­fes­ta na mi­nha ca­sa no­va.

Vai ser à mo­da ca­ri­o­ca, com mui­ta fei­jo­a­da. Uma ce­le­bração da vi­da”, con­cluiu.

gen­te é co­mo uma nas­cen­te de água pu­ra. Tem um cur­so a se­guir. Quan­do sur­ge al­gum obstácu­lo, co­mo as ro­chas, por ex­em­plo, a nas­cen­te faz uma ca­cho­ei­ra. O ser hu­ma­no também po­de ser as­sim e se su­pe­rar sem­pre” “Um por­ta­dor de HIV só pre­ci­sa de qua­tro coi­sas pa­ra vi­ver bem: to­mar a me­di­cação sem­pre na ho­ra cer­ta, se ali­men­tar bem, se­xo se­gu­ro e não usar nun­ca pa­la­vras ne­ga­ti­vas” Wan­der­ley Es­trel­la, ca­be­lei­rei­ro

COR­REIO BRA­ZI­LI­EN­SE – DF | ECO­NO­MIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade do Ciclo Positivo

Faça parte de nossa comunidade no G+ clique aqui e se afilie.